Janeiro Campo Grande

Nesta época em Campo Grande chove e faz sol. E as vezes chove enquanto faz sol, e outras vezes o sol se faz sozinho e, ainda outras vezes, apenas chove. É como se o sol e a chuva decidissem um não atrapalhar o outro e conviverem juntos. Como se a chuva respeitasse o sol que queira vir sozinho, e o sol retribuir o favor em outro dia. E essa mistura de dias nublados com dias ensolarados nos faz precavidos: sempre levar o guarda chuva e roupas mais frescas por baixo dos casacos. Foi num dia de janeiro que eu cruzei com ela na calçada. Primeiro ela desviou o olhar e eu também, olhamos outra vez um pro outro, então eu lhe dei um sorriso que ela retribuiu, passamos um ao lado do outro e acenei com a cabeça, ela abaixou o olhar sorrindo e acenando negativamente a cabeça. Então percebo agora que não a vi outra vez. Não, eu me lembro bem… Enquanto seguia meu caminho continuei pensando nela, e milagrosamente ela gritou meu nome: – André! – Ao virar pra trás a vi correndo em minha direção, sorrindo e segurando a boina com uma das mãos: – Eu quase não te reconheci. Tocou-me a mão, eu a abracei e a levei comigo. O que fizemos será esquecido, só lembrarei de que um dia estava sem ela, e por um momento eu a tive nos braços. Seguimos na minha direção por onde eu quisesse ir. Ela concordava graciosamente. Passamos por janeiro, carnaval, março, todos esses dias juntos e no meu ritmo.
E agora abriu as portas que seguram a chuva em Campo Grande e chove com mais freqüência do que os dias ensolarados. A saudade cria uma presença irreal dela nesta casa que é fácil confundir sua falta com sua companhia. A alegria é submissa, e por isso uma companheira oscilante, ora nos mostra um sorriso e depois nos dá as costas. Segura nossa mão e se deixa ser guiada, se faz de tão presente até não ser mais notada, então quando você percebe, ela não está. Logo agora, que a chuva impede de caminhar pela calçada.

Um pensamento sobre “Janeiro Campo Grande

  1. sua sensibilidade me emociona a alma, me toca a pele e me arrepia inteira!!! Quem é vc pra fazer isso comigo impunemente?

Deixe aqui um comentário

